Notícias

Lei amplia possibilidade de reuniões virtuais em organizações da sociedade

Mar 30, 2022 | Comentários

Foi sancionada a Lei nº 14.309 que permite a realização de reuniões e deliberações virtuais pelas organizações da sociedade civil e pelos condomínios verticais. O texto sancionado é um substitutivo ao Projeto de Lei 548/19 da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que visava permitir à assembleia de condomínios a votação por meio eletrônico ou por outra forma de coleta individualizada do voto dos condôminos ausentes à reunião presencial.

Transcrição

LOC: FOI SANCIONADA A LEI QUE PERMITE A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES E DELIBERAÇÕES VIRTUAIS PELAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E PELOS CONDOMÍNIOS VERTICAIS.

LOC: A NOVA LEGISLAÇÃO FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER SABRINA DIAS.

O texto original da senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, autorizava a suspensão e a retomada de assembleias virtuais de condomínios caso o quórum exigido não fosse alcançado na primeira convocação. Durante a análise pelo Congresso, a autorização de assembleia contínua ou aberta na modalidade presencial ou online foi ampliada não só para condomínios, mas para empresas e organizações da sociedade civil. Pela nova lei, esse tipo de assembleia só poderá ocorrer se prevista na própria convenção e no edital e desde que garantidos os direitos de voz e voto aos participantes online. Soraya Thronicke destacou que a norma pretende contornar um obstáculo frequente em reuniões de condomínio e das organizações da sociedade civil que é a falta de quórum:

Soraya Thronicke: A pandemia veio reforçar a necessidade de oportunizarmos outras formas de se realizar uma reunião ou assembleia, além da forma presencial. O meio virtual tem se tornado mais viável e seguro em razão das medidas restritivas de distanciamento social. Considero também que reuniões virtuais e híbridas são mais democráticas, porque permitem a participação de mais pessoas e agilizam o processo de deliberação dessas pautas.  

Pela lei, a reunião deve ser concluída em até 90 dias contados a partir da primeira convocação. Os votos dos presentes à primeira reunião serão computados e uma ata parcial divulgada para que os ausentes tomem conhecimento do que já foi decidido. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Sabrina Dias.

Fonte: Portal Senado Federal | Rádio Senado  - Sabrina Santos Dias

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10