Notícias

Entrega do Imposto de Renda 2022 chega a 13 milhões; entenda o volume ainda baixo

Abr 14, 2022 | Comentários

Prazo final para entrega do Imposto de Renda foi adiado para 31 de maio e especialista diz que volume de envio do IR baixo já é esperado neste período.


Nesta quarta-feira (13), a Receita Federal informou que até às 11h foram entregues 13.620.836 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.    

Neste ano, o prazo para entrega da declaração ao Fisco começou em 7 de março e tinha previsão para terminar em 29 de abril. Contudo, a data final foi prorrogada para 31 de maio.   

Além disso, a Receita também prorrogou a data de vencimento do imposto a pagar apurado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, de cinco lotes, sem alteração. 

As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais. 

Para emitir o DARF de imposto de renda de pessoa física já preenchido, o contribuinte pode utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, ou emitir a manualmente pelo aplicativo SicalcWeb. 

Entrega do IR está baixa, mas já é esperado

O especialista em Imposto de Renda da Crowe Macro Auditores e Consultores, Felipe Gomes dos Santos, explica que apesar da quantidade de envio de declarações do IR parecer baixa, esse comportamento já é esperado para esse período.

“Historicamente, o volume maior de entrega acontece perto dos últimos últimos 20 dias do prazo final. Como neste ano a Receita se pronunciou sobre o aumento do prazo de entrega um mês antes do encerramento, automaticamente os contribuintes deram uma tranquilizada e muitas pessoas acabaram jogando a atividade para o mês de maio. Então, é natural que um volume muito grande dos contribuintes acabe deixando isso para um segundo momento”, disse o especialista.

Mas Felipe orienta que, apesar da postergação da entrega ser uma tendência dos brasileiros, não é o recomendado pelos especialistas. Deixar para entregar a documentação à Receita perto do fim do prazo, pode resultar em problemas com o Fisco.

“Quem está deixando para entregar o Imposto de Renda em maio, não deixe para fazer no fim do prazo, é preciso tempo para ter o mínimo de calma no para fazer o processo. É indicado também o acompanhamento de um profissional, caso a pessoa não se sinta 100% segura. Lembrando que quanto antes enviar a declaração, antes terá o resultado sobre uma possível malha, se a declaração foi processada pela Receita, e se tiver imposto a restituir, o quanto antes receberá os valores”, pontua.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10