Notícias

Imposto de Renda 2022: 11 milhões de declarações ainda não foram entregues

Mai 20, 2022 | Comentários

Os contribuintes só têm 12 dias para realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda e evitar multas.

Até a manhã da última quarta-feira (18), cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não tinham entregado a declaração do Imposto de Renda de 2022. O prazo, que foi prorrogado, termina no dia 31 de maio.

De acordo com o advogado especialista em Direito Tributário, André Félix Ricotta, o resultado não surpreende, visto que o brasileiro tem a cultura de deixar tudo para o último segundo.

Para ele, entre os pontos que levam os contribuintes a atrasarem a entrega é a insegurança.

“As empresas ficam receosas de preencherem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de forma incorreta e, por isso, ficam procrastinando para resolver a questão”.

Atualização do valor do Imposto de Renda

Em outros casos, os contribuintes esperam para realizar a entrega com a esperança de receber um valor maior na restituição, já que ele é atualizado pela taxa Selic. Contudo, segundo ele, esse ganho não é garantido.

“O valor da restituição varia conforme a inflação. Então, pode ser que a pessoa não receba efetivamente um valor maior”, explica o especialista.

Por outro lado, quem tiver imposto a pagar e demorar para entregar a declaração, terá que pagar o tributo logo em seguida, também com as devidas correções.

Como entregar o Imposto de Renda

Para entregar a declaração do Imposto de Renda, é preciso separar todos os documentos necessários para fazer a declaração, como contas bancárias, rendimentos recebidos, os documentos que comprovem propriedade, financiamentos, consórcios, etc.,entre outros.

Para quem não conseguir levantar os dados e preencher a declaração a tempo, o especialista indica entregar com as informações principais e depois retificar.

“Não tem problema algum fazer a retificação. O sistema aceita facilmente e não fica de nenhum ônus para o contribuinte. Basta fazer corrigir os dados da declaração anterior”, orienta.

Multas e penalidades

Quem atrasar a entrega da declaração de Imposto de Renda estará sujeito a multa de 1% do valor do imposto devido por mês de atraso, limitada a 20% do valor.

Já quem efetivamente não entregar a declaração, poderá ser autuado pela Receita Federal e dependendo da situação, poderá responder por sonegação fiscal.

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10