Notícias

Contribuintes dão nota 4,3 para preenchimento da declaração do IR 2022

Jun 06, 2022 | Comentários

Neste ano, a declaração pré-preenchida foi utilizada por 2,69 milhões de pessoas. É um aumento de quase 1000% na comparação com 2021.

Pela primeira vez, o governo convidou os usuários dos programas de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a avaliar o serviço. Mais de 3 milhões de contribuintes responderam à pesquisa e o serviço recebeu nota 4,3 numa escala que ia até 5, informou o Ministério da Economia nesta sexta-feira.

Os aspectos que receberam a maior pontuação, com nota 4,62, foram “o serviço foi cumprido dentro do prazo adequado” e “as informações fornecidas estão seguras”.

Com isso, segundo a pasta, a declaração do IR passou a ser o serviço mais avaliado da plataforma gov.br, que disponibiliza serviços do governo federal e também de alguns Estados e municípios.

Neste ano, a declaração pré-preenchida foi utilizada por 2,69 milhões de pessoas. É um aumento de quase 1000% na comparação com 2021. No total, a Receita Federal recebeu 36,6 milhões de declarações até o encerramento do prazo, no dia 31 de maio.

O uso da declaração pré-preenchida foi facilitado em 2022. O serviço foi disponibilizado aos contribuintes que possuem contas gov.br nos níveis de segurança ouro e prata.

O aplicativo Meu Imposto de Renda foi utilizado por 1,7 milhão de contribuintes este ano, o que representa crescimento de 125% sobre 2021. As declarações enviadas por esse meio correspondem a 5% do total.

Também foi possível preencher e enviar a declaração por meio do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. A facilidade foi utilizada por 854 mil declarantes, um crescimento de 280% sobre 2021.

O meio mais utilizado é Programa Gerador de Declaração, utilizado em computadores. Correspondeu a 92% do total de envios, com crescimento de 4% sobre o ano passado.

Em nota, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, diz que a Receita Federal foi dos primeiros órgãos a digitalizar seus serviços na plataforma gov.br. Atualmente, todos os 175 serviços prestados pelo órgão são digitais e disponíveis on line.

Na conta gov.br, o nível prata é para pessoas que fizeram reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito e pelos que realizam a validação dos seus dados via internet banking de um dos bancos credenciados.

Para o nível ouro, a pessoa deve fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou realizar a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Fonte: Portal Valor Investe - Lu Aiko Otta, Valor — Brasília

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10