Notícias

Gov.br: número de usuários já atinge 80% da população

Jun 08, 2022 | Comentários

Em três anos, o Gov.br já atingiu 130 milhões de usuários, o que corresponde a 80% da população com mais de 18 anos.


O Gov.br atingiu 130 milhões de usuários, o equivalente a 80% da população acima de 18 anos no país, de acordo com o governo federal.

A plataforma, que é o meio de comunicação entre cidadãos e governo, já reúne 4.900 serviços, como as Carteiras Digitais de Trânsito e de Trabalho, Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além do Valores a Receber, do Banco Central, entre tantos outros.

Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o Gov.br combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando a melhoria estrutural da administração pública.

“Saímos praticamente do zero, quando assumimos esta gestão, para 130 milhões de pessoas cadastradas no Gov.br. É um aumento de mais de 70 vezes nestes três anos e um avanço reconhecido por organismos internacionais, como o Banco Mundial, que identificou o Brasil como o líder em governo digital nas Américas e entre os países com mais de 100 milhões de habitantes”, ressalta.

Serviços do governo digitalizados

Efeito desse avanço ao longo dos últimos anos foi a popularização do acesso a serviços digitais. Atualmente, 75% dos serviços do governo estão digitalizados. 

A plataforma GOV.BR foi se aperfeiçoando ainda mais e, este ano, teve a inserção de diferentes perfis de usuários: empreendedor, motorista, trabalhador e o mais novo perfil de estudante.

Ao ingressar nesses perfis, o usuário encontra um rol de serviços listados. É uma forma lógica e intuitiva de acesso aos serviços de maior interesse.

Hoje, 40 milhões dos usuários do Gov.br já têm nível prata ou ouro no acesso, o que possibilita a utilização de serviços que exigem maior segurança, inclusive contra fraudes - é o caso do acesso ao e-CAC da Receita Federal e do Valores a Receber.

Fonte: Portal Contábeis | Com informações do Governo Federal

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10