Notícias

FGTS deve ser pago até o dia 7; veja como calcular em atraso

Ago 12, 2022 | Comentários

Para pagar o FGTS em atraso é preciso refazer o cálculo com multas e juros.

Todos os meses as empresas precisam efetuar o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores celetistas. 

O depósito do FGTS corresponde a 8% do salário dos empregados e deve ser pago até o dia 7 de cada mês. 

Quando a obrigação é paga em atraso, é preciso refazer o cálculo somando-se a aplicação de multas e juros.

Como calcular o FGTS em atraso

Para realizar o cálculo do FGTS em atraso a empresa precisa acessar o sistema da Caixa, online, ou enviar um representante até a agência do banco. 

Esse tipo de cálculo é feito comumente pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) , conforme o passo a passo abaixo. 

  • Baixe o índice FGTS em atraso, referente ao mês vigente e salvá-lo.
  • Acesse o SEFIP.
  • Dentro da ferramenta clique em ferramentas > carga manual de tabela > índice > FGTS e carregue o índice salvo anteriormente.
  • Importe o arquivo do FGTS, disponível no sistema de folha de pagamento da empresa.
  • Clique em “abrir novo movimento” e selecione “FGTS em atraso”.
  • Informe a data de pagamento do FGTS atrasado.
  • Para finalizar o cálculo do FGTS em atraso, imprima a Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) para pagamento e também o protocolo da solicitação.  
  • O representante da empresa também pode regularizar o pagamento dos atrasados, solicitando a emissão da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GRF) diretamente em uma agência da Caixa, mediante apresentação de dados da empresa e dos colaboradores. 

Multa FGTS em atraso

O cálculo do FGTS em atraso, de acordo com o artigo 22 da lei nº 8.036/90, prevê multas para empresas que não efetuarem o pagamento desse benefício aos colaboradores no prazo estipulado.  

O valor da penalidade é de 5% para atrasos no pagamento no mesmo mês de vencimento da obrigação e 10%, a partir do mês seguinte,

Além disso, para efeito de levantamento de débito para com o FGTS, o percentual de 8% incidirá sobre o valor acrescido da Taxa Referencial (TR) até a data da respectiva operação.  

Vale lembrar que todo recolhimento do FGTS em atraso precisa ser feito mediante o acréscimo de juros e multas junto ao SEFIP, que realizará os cálculos com base no índice do FGTS e folha de pagamento inserida e, posteriormente, emitindo a GRF com os valores atualizados.  

Juros FGTS em atraso

O FGTS em atraso implica à empresa não só o pagamento de multas, mas também de juros mensais. Os juros do FGTS em atraso para companhias que não pagam esse benefício é de 0,5% por mês de atraso. Esse valor está previsto no art. 6º da Lei nº 9.964/2000. 

Sobre o valor dos depósitos, acrescido da TR, incidirão, ainda, juros de mora de 0,5% a.m. (cinco décimos por cento ao mês) ou fração e multa, sujeitando-se, também, às obrigações e sanções previstas no Decreto-Lei no 368, de 19 de dezembro de 1968. 

Como calcular online

O cálculo do FGTS em atraso, conforme citado anteriormente, pode ser feito pelo SEFIP. A empresa pode acessar o sistema via desktop ou APP, inserir as informações necessárias e depois emitir a GRF. 

No FGTS atrasado devem ser levados em conta os seguintes benefícios: 

  • Adicional noturno;
  • Adicional de periculosidade;
  • Adicional de insalubridade;
  • Comissões;
  • Hora extra.

Esses e outros benefícios são base para o cálculo, somado ao salário do colaborador. 

Lembrando que é importante antes de acessar o sistema, baixar o índice do FGTS no site da Caixa, uma vez que, esse documento precisará ser inserido no sistema e será a base do cálculo do FGTS em atraso para o mês vigente.  

Como consultar

O trabalhador pode consultar se o recolhimento do FGTS está em dia das seguintes formas:

SMS

O SMS pode ser solicitado gratuitamente pelos colaboradores. Basta acessar o portal da Caixa, realizar o cadastro gratuitamente e mensalmente o profissional receberá seu saldo atualizado. 

Além dos depósitos mensais, o empregado receberá qualquer informação a respeito de possibilidades de saque. O cadastro para recebimento do SMS também pode ser feito diretamente no caixa das agências da Caixa Econômica Federal.

Site da Caixa

O colaborador também pode consultar as informações sobre seu FGTS se cadastrando no site da Caixa, informando NIS ou CPF e criando uma senha de 8 dígitos. O empregado conseguirá visualizar o saldo do FGTS, último pagamento e lançamento dos últimos meses. 

Aplicativo

Outra forma prática de consulta é via aplicativo da Caixa, que está disponível para celulares com sistema IOS e Android. No próprio App o colaborador poderá consultar o saldo da sua conta FGTS, depósitos efetuados e muito mais.

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10