Notícias

MEIs: Gov.br registra mais de 2 milhões de assinaturas digitais no mês de agosto

Set 26, 2022 | Comentários

Número de assinaturas digitais cresceu devido a adesão ao Pronampe, que exige assinatura Gov.br.

A plataforma Gov.br registrou 2 milhões de assinaturas eletrônicas ao longo do mês de agosto, três vezes mais que o contabilizado em janeiro deste ano, quando foram registradas 657,2 mil assinaturas na ferramenta de relacionamento e serviços públicos digitais.

Segundo o Ministério da Economia, esse incremento se deve ao acesso, nas últimas semanas, de microempreendedores individuais (MEI) buscando adesão ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) , que exige a assinatura eletrônica do Gov.br

O Balcão Único para a abertura de empresas nas juntas comerciais, a transferência digital de veículos e a disponibilidade da própria assinatura no aplicativo GOV.BR – e não só pela web –, também contribuíram para o aumento.

Gov.br

O serviço de assinatura eletrônica, que passou a ser oferecido em março de 2021, teve início com pouco mais de 32 mil acessos, finalizando o ano passado com quase 705 mil assinaturas, em dezembro. Em 2022, o uso mensal registrou em julho 1,6 milhão de acessos. 

A assinatura eletrônica no Gov.br pode ser utilizada em laudos, e-mails, formulários web, relatórios, imagens, mandados, notificações, balanços, declarações e petições, entre outros. 

Desde o início do funcionamento do serviço, já foram contabilizadas mais de 9,5 milhões de assinaturas. Isso representa maior comodidade e mais economia ao cidadão, que não precisa mais se deslocar para fazer reconhecimento de firma de documentos ou de usar certificado digital.

Para ter acesso à assinatura digital no Gov.br, é preciso possuir conta Prata ou Ouro na plataforma. O cidadão interessado em dispor desse serviço deve  entrar no aplicativo Gov.br e efetuar a biometria facial ou, então, acessar o Gov.br – pelo app ou pela web – e fazer a identificação pelos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú, Sicredi e Agibank.

O acesso à assinatura eletrônica pode ser feito pela plataforma Gov.br digitando “Assinatura Eletrônica” no espaço de procura. Além disso, a versão atualizada do aplicativo Gov.br dispõe de um link, chamado “Assinar documentos digitalmente”, que direciona o usuário para o portal de Assinatura Eletrônica.

Fonte: Portal Contábeis - Com informações do ME

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10