Notícias

Saque-aniversário do FGTS: governo envia projeto para modificar regras

Set 15, 2023 | Comentários

Projeto pretende liberar saque ao trabalhador que optou pela modalidade e foi demitido sem justa causa, e não só a multa rescisória.


Nos próximos dias, um projeto que muda as regras do chamado saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve ser encaminhado ao Congresso Nacional, após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bater o martelo. A decisão foi tomada durante uma reunião comandada por Lula na tarde de quarta-feira (13).

O texto do projeto, na prática, pretende liberar o trabalhador que optou pela modalidade do saque-aniversário a retirar também o saldo do FGTS, se houver demissão sem justa causa, e não apenas a multa rescisória.

Vale lembrar que, atualmente, essa opção é vedada pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com interlocutores, o governo pretende permitir que a mudança nas regras seja rotativa, isto é, valerá também para quem já sacou o benefício.

No início, o governo debatia acabar com essa modalidade de saque, o que foi algo abertamente defendido pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, no início de 2023. Apesar disso, a ideia acabou perdendo força.

Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego enviou à Casa Civil uma proposta de projeto de lei (PL) para tratar dessas modificações. Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad aceitaram as alterações.

Também nesta quinta-feira (14), durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, Marinho fez uma defesa desse encaminhamento. 

“O que vamos encaminhar ao Congresso é a correção de uma grande injustiça que o saque-aniversário trouxe ao trabalhador que aderiu ao sistema e, eventualmente, foi demitido e ficou desempregado”.

Não poder acessar o fundo de garantia porque aderiu ao outro benefício é uma contradição, é inconstitucional, na minha visão. O fundo é do trabalhador e vem para socorrê-lo do desemprego”, afirmou o ministro.

Se todos os trabalhadores que forem demitidos e que já optaram pelo saque-aniversário resolvam tirar também o saldo do Fundo, nas contas do governo, os desembolsos do FGTS seriam de aproximadamente R$ 14 bilhões.

De acordo com dados publicados pelo Valor Econômico, no início de 2023, as retiradas de saque-aniversário entre 2020 e outubro de 2022 somaram R$ 33 bilhões, o equivalente a cerca de 5% dos ativos do fundo.

Fonte: Portal Contábeis - Com informações do Valor Econômico

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10