Notícias

Descubra se MEI inadimplente pode ser excluído do Simples Nacional e como consultar situação

Out 23, 2024 | Comentários

MEIs são apontados como os maiores devedores, segundo a Receita Federal.

O regime tributário do Simples Nacional trata-se de um sistema unificado de arrecadação de tributos e contribuições que pode ser aderido por microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME), MEI caminhoneiro e empresas de pequeno porte (EPP). Por meio dele, as empresas conseguem unificar o pagamento de vários tributos.

De acordo com a Receita Federal, mais de 1,8 milhão de MEIs, microempresas e EPPs de todo o Brasil correm o risco de serem excluídos do Simples por inadimplência e, juntos, eles devem R$ 26,7 milhões. Além disso, o órgão aponta que, dos mais de 1,8 milhões, 1.121.419 são MEIs, e outros 754.915 são ME ou EPP e pode-se dizer que eles são os maiores devedores, e não a totalidade daqueles que possuem débitos com os órgãos federais.

Assim, para aqueles MEIs que estão endividados, o Fisco conta com a regularização antes do dia 1º de janeiro de 2025, do contrário, serão excluídos do Simples. 

Vale lembrar que entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, foi disponibilizado no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN) um aviso de que a empresa pode ser excluída e quais são as suas pendências.

Para confirmar isso, o empreendedor deve acessar o Portal do Simples Nacional ou portal e-CAC, com a conta gov-br nível prato ou ouro, ou ter certificado digital, e verificar se há alguma nova notificação.

Caso a empresa receber alguma notificação de que está com pendência, mas a mesma verificar que a cobrança está errada, é possível fazer a contestação e, para isso, é necessário apresentar a queixa ao delegado de Julgamento da Receita Federal de sua região.

Conforme orientação da Receita, o protocolo deve ser feito pela internet e aqueles que regularizarem a situação dentro do prazo irão permanecer no Simples Nacional.

Fonte: Portal Contábeis - Com informações do InfoMoney

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10