Notícias

MPT lança versão atualizada do Manual de Igualdade de Gênero no Trabalho

Jan 29, 2025 | Comentários

Nova versão da cartilha traz orientações para fortalecer a inserção e ascensão das mulheres no mercado de trabalho, além de combater discriminação e assédio.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a versão atualizada do Manual de Boas Práticas para Promoção de Igualdade de Gênero no Trabalho. No documento são citadas medidas para promover a inserção, permanência e ascensão das mulheres no mercado de trabalho, assim como a promoção de ações para garantir um ambiente mais igualitário, livre de discriminação, violência de gênero e assédio, tanto no setor privado quanto no público.

O manual está organizado em quatro eixos principais, com cada um detalhando ações práticas que podem ser adotadas por empresas e instituições, confira:

  1. Conceitos;
  2. Melhorias na gestão;
  3. Promoção de igualdade;
  4. Combate à discriminação, violência e assédio sexual e moral.

A cartilha, originalmente publicada em 2019, traz conceitos e orientações para fortalecer a igualdade de gênero no ambiente profissional. A atualização foi realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) “Assédio Eleitoral e Convenção 190 da OIT”, vinculado à Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho) e a versão original foi elaborada pelo GT Gênero, também da Coordigualdade.

O MPT reforça que a cartilha busca conscientizar empregadores e gestores sobre a importância de implementar políticas de igualdade e seu objetivo é criar ambientes inclusivos, com oportunidades equitativas e mecanismos que protejam contra assédios e discriminação.

Além disso, pode-se ainda dizer que o manual reforça o compromisso do Brasil com normas internacionais, como a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aborda a eliminação de violência e assédio no ambiente de trabalho e destaca a importância de políticas preventivas e educativas.

As empresas e instituições interessadas podem acessar a versão completa da cartilha no site oficial do MPT.

Por meio da atualização da cartilha, o MPT reafirma sua missão de combater desigualdades no trabalho, afirmando que a adoção de boas práticas é essencial para garantir ambientes mais respeitosos, produtivos e livres de discriminação.

Com informações do MPT

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Declaração do Imposto de Renda 2025:...

Abr 24

RFB libera consulta ao lote residual de...

Abr 23

Como declarar IR 2025 após casamento...

Abr 22

Sites falsos de órgãos do governo...

Abr 17

Empresas poderão ser obrigadas a...

Abr 16

Relatório aponta que mulheres...

Abr 14

Declaração de Imóveis na Planta no...

Abr 11

IRPF 2025: declaração pré-preenchida...

Abr 10